BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

fredag 14. august 2009

God Morgen!

Eeeeeeeeeeeeeeei povão de gyn hot city!!!
Hahahahahah, muito bom ler os comentários, estou dando trelas aqui até agora!
Mas eu estava lendo meus posts anteriores e percebi que eles foram um tanto melancólicos, daí fiquei com medo de vocês pensarem algo do tipo Essa Terra desconhecida é muito diferente e perigosa, talvez devemos organizar uma expedição para ir resgatar essa peregrina

Por isso, hoje vou falar de algo realmente MARAVILHOSO!
Tivemos nossa primeira aula de Comunicação Transcultural e eu pude relembrar alguns conceitos de Semiótica e de Teoria da Comunicacão que fizeram toda diferença na minha vida quando eu entrei na faculdade.
Vou tentar explicar de forma suscinta:
Um dos pilares da Teoria da Comunicação, (minha matéria favorita, graças a minha querida professora) afirma que o processo para que haja Comunicação entre as pessoas, ou troca de informação parte do principio básico pré/estabelecido de que sempre haverá ruido na troca de mensagens.
Isso quer dizer que, por mais que a mensagem pareça clara aos seus olhos, talvez a pessoa com a qual vc esta conversando, ou trocando e/mails ou sms ou tentando flertar, enfim, talvez para o seu receptor a mensagem não esteja tão clara assim.
Por isso, algumas vezes nao podemos entender pq algumas pessoas nao reagem da maneira como esperavamos.
Por exemplo :
Vc acabou de conhecer alguém que achou bem interessante e parece, (apenas parece pq vc não tem como ter certeza) que o rapaz tb tem interesse em vc.
Ai vcs começam a conversar e perdem a noção do tempo, e, no outro dia vai ser o seu aniversário e avisa isso a ele na tentativa aproxima lo de vc um pouco mais hahahahah.
Quando vai chegando a meia noite ele diz, Eu vou ser o primeiro a te dar os parabéns 
Era isso mesmo que vc queria, maaaaaaaaaas, ao mesmo tempo se sente desconcertada e não sabe o que responder pq vcs nao tem muita intimidade e vc pensa que esse tipo de coisa e muito intimo. E na tentative de disfarcar seu embaraco, vc apenas diz:
_ Ah, não se preocupe com isso, vc pode me dar os parabéns amanhã HAHAHAHAHAH
Ai agora quem o desconcertou foi VC e como ele esta muito envergonhado ele diz,
_ Ah, então eu vou dormir agora,!Boa Noite!
Mas quando vc olha no relógio e percebe que só faltam dez minutos pra meia noite fica realmente desapontada pq vc realmente queria que ele tivesse sido o primeiro a te dar os parabéns.
SÓ QUE... VC NÄO DISSE ISSO A ELE e sua reação não deixou isso claro pra ele tb, então ele reagiu da maneira como ele pensava que vc queria que ele reagisse, mas era exatamente o contrario do que vc esperava.
E isso e um RUIDO na mensagem!
Só que algumas vezes os ruídos podem provocar estragos bem maoires, pq, nesse caso ficou tudo bem, eles conseguiram diminuir os ruídos e tiveram uma conversa sincera, decidiram que gostariam de tentar investir em um relacionamento e ate agora isso tem funcionado muito bem  Gracas a Deus!
Mas… em outros casos os ruídos podem fazer estragos maiores, por exemplo, vc não entendeu bem a mensagem que a pessoa esta tentando passar, mas acha que entendeu e forma um conceito daquela pessoa ou daquela situação na sua cabeça que pode nao CORRESPONDER À REALIDADE PARA AQUELA PESSOA e isso pode prejudicar bastante o processo de COMUNICACAO entre vcs.

E é so por causa dessa palavrinha chamada Ruído que vc tem sempre que OLHAR e depois OLHAR de novo pra checar se entendeu bem a mensagem e OLHAR de novo e de novo e de novo. Enfim, olhar quantas vezes forem necessarias, (seja dentro da sua própria cultura ou fora dela).

Só que, o mais engraçado e que esses conceitos básicos que eu aprendi há 2 anos no início da faculdade fazem muito mais sentido pra mim AGORA que estou tão longe daquilo que eu chamo de casa. Tudo aqui e tão diferente, no colégio, temos 14 países representados e eu tenho sentido que todos estão tensos, de alguma forma, com medo de ofender os outros que fica todo mundo mundo meio que... engessado... se e que me entendem.



E o mais engraçado e que eu fico fazendo coisas idiotas o tempo todo. Me sinto uma verdadeira criancinha pq não sei nem mexer no computador sozinha, pq todos os avisos estão em norueguês e algumas vezes eu tenho que perguntar pra alguém o que querem dizer.


Mas toda essa aula de TECOM , (Renata, por favor me corrija se eu tiver cometido algum equivoc), foi só pra dizer que eu simplesmente decidir RELAXAR. Nao vou mais ficar 24 horas por dia preocupada com o que as pessoas estão pensando sobre mim, pq isso e simplesmente IMPOSSÍVEL descobrir. Se já era difícil quando eu estava ai, perto de pessoas que tem mais ou menos a mesma visão de mundo que eu (pq estamos dentro de uma cultura), imagina AQUI que eu não faço a menor idéia do que as pessoas costumam comer no café da manha, por exemplo!

Então agora eu tenho me sentido muito, muito, muitooooo livre!
Claro que continuo fazendo e dizendo coisas idiotas, mas não fico com tanta vergonha mais, pq percebi que estão todos muito preocupados com suas próprias gafes pra ficarem prestando atenção as minhas.
So, that\s it!
Espero nao ter entediado vcs ahahahhahahahahah

Ahh, isso tb me ajuda a gostar cada dia mais de todos no colegio, pq eu percebo que sao todos muito especiais, apesar de extremamente DIFERENTES. Mais ou menos o que Deus faz conosco, ama cada um de nos distintamente, apesar de querer que sejamos UM com ele.

Quanto ao Hald e à Noruega… Acho que eu estou aprendendo a amar este lugar 

PS: O teclado realmente näo tem cedilha, eles nao tem essa letra na “aterrorizante lingual nórdica”. Pra escrever esse post eu tive que verificar palavra por palavra no verificador ortográfico do yahoo, o que tornou o processo muito cansativo. Estou tentando encontrar a versäo portuguesa do word pra escrever pra vcs, mas é muito dificil tb pq a formatacao do software tb esta em noruegues e para encontra-lo eu precisaria ter pelo menos uma ideia de onde ele esta, mas vcs sabem o quanto eu sempre fui sonsa quando se trata de informatica basica, entao, peco que vcs tenham um pouco de paciencia com os erros grotescos que deixei passar, nao tenho a intencao de “assassinar nossa querida lingua”, so preciso de um pouco mais de tempo pra me adaptar a esse pc.

Amo a gente! CADA DIA mais!!!!

8 kommentarer:

Jane sa...

Acho que sei quem é o menino que gostaria de ser o primeiro a dar os parabéns para uma certa garota, rsrsrs vou arriscar a dizer a primeira e a última letra do nome dele , nesta ordem, f e o. Acertei?
Bjs, que Deus te abençõe sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Anonym sa...

Hum... gostei desse negocio de TECOM, agora eu entendo pq as pesoas demoram anos p entender o q eu falo,kkkkk(brincaderinha).
Cada dia vejo como Deus tem trabalhado no seu coração :)...isso me deixa extremamente feliz...
Bjos
Marcinha

ana sa...

É, quem iria saber que uma matéria de faculdade poderia marcar assim sua vida. Eu não lembro das coisas que vi no semestre passado! hahaha.. Tirando as brincadeiras, fico feliz com seu crescimento, tá maior a cada dia, tenho até medo quando chegar aqui, estará gigante! (mais do que já é)
Boas reflexões, me fizeram pensar muito! Obrigada por compartilhar essas coisas com a gente! Beijo

ana sa...

Ah! e amagente! Fica com Deus.. :P~~

Fred sa...

hauhuahuahuahahua é, lindona! Comunicação realmente é importante! A sogra mais linda do mundo acertou em cheio! Também de modo nenhum poderia ser outra pessoa, uai! uai!

Beijo, que Deus continue aumentando seu amor por Ele e pelas pessoas.

Unknown sa...

Nossa! Como alguém consegue "viver" sem o "ç"?! hehehe! (/brincadeira)

Então...
Eu tô achando o máximo ler sobre isso, porque sempre fui fascinado por culturas e línguas também. : )
Com certeza tu vai aprender bem mas sobre "comunicação" (o que vou precisar pra mim também).

Fica com Deus! Abraços.

Mônica sa...

Vc foi em Amsterdan antes de escrever esse post!
Pronto, falei! Huhauahuahuahauhauhauhauahuhaua!

Mas gostei, abriu meus olhos tb!:)

Beeeijo!

Cássia sa...

Minha querida sobrinha:

Quão orgulhosa estou de você!....
Suas descobertas e conquistas virão te engrandecer mais e mais...
Adorei saber que voce está se virando muito bem sem sua família por perto e que o pouco (que vc acha ) que aprendeu, veio ser muito mais que poderia imaginar...
É assim mesmo...de repente nós descobrimos que somos capazes de fazer coisas incríveis... menos dançar SALSA... isto eu sei que vc não conseguiria... mas tente...rsrsrs...
Que Deus te abençoe sempre!.. e que minhas meias continuem aquecendo seus pezinhos.
Saudades
Tia Cássia