BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

onsdag 19. august 2009

Umbigo, umbigo meu...

Hoje cedo tivemos aula de Introdução à Pobreza. Foi bem desafiador, eu diria. É difícil sair do meu próprio mundinho egocêntrico e pensar no quanto o mundo é pobre, no quanto meu país está cheio de miséria a minha volta e no quanto, enquanto sociedade, nós brasileiros, somos bem individualistas.
Na Noruega, eles já atingiram um estagio de desenvolvimento em que simplesmente não existem pobres e todas as pessoas têm a chance de terem educação de qualidade, o governo provê isso. Dá pra imaginar uma coisa dessas? Uma cidade sem pedintes? Uma pirâmide social em que a classe media ocupa o maior espaço?

Pensando sobre o Brasil eu fico muito triste em pensar no quanto estamos longe disso, porque, ainda não temos (e eu me incluo nisso) a consciência da coletividade.

Também é triste pensar no quanto o mundo é extremamente pobre e no quanto os recursos estão mal distribuídos e no quanto o homem explora o homem e no quanto somos incapazes de transformar isso da maneira como deveríamos.

Mas, nos grupos de discussão que tivemos durante a classe hoje, as meninas que estavam no meu grupo disseram coisas que me deram o que pensar:

“O que eu posso fazer para ajudar?” e “È difícil mudar nossa forma de ser, mas podemos tentar.”

3 kommentarer:

Anonym sa...

Linda, bem desafiador. Que Deus continue te lembrando, te formando e preparando para a missão dele no mundo. E que nesse tempo aí na Noruega ele te mostre o seu lugar na Missio Dei.

Te amo de paixão, Fred.

Anonym sa...

Érica, sempre que penso nisso penso também no quanto é dever de todo cristão partilhar o que tem. Não porque é através dessa obra que ele ganhará a salvação, mas porque a partilha é sinal de amor ao próximo e a Deus, que ama a todos indistintamente.
Hoje mesmo estava pensando nisso. Em como o mundo seria diferente se, amando verdadeiramente o próximo, nos doássemos (e aquilo que Deus mesmo nos concedeu) a ele.
Precisamos pedir sempre a graça de amar ao próximo, a graça de partilhar, de nos doarmos ao irmão, amando como Jesus nos amou.
Um beijo!

Ana sa...

É difícil, mas não impossível. É muito triste pensar que há tanta pobreza nesse mundo, mas se todos pensarmos em fazer o que pudermos e o que está ao nosso alcance já ajuda.
Amagente