BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

mandag 28. september 2009

Bem vindos a cidade dos reis vikings!




Mais de mil anos se passaram desde que o rei viking Olav Tryggvason ancorou no fiorde e decidiu fundar a cidade dele, que foi denominada Nidaros, atual cidade de Trondheim.

A Catedral Nidaros, localizada em Trondheim, foi aclamada como a maior maravilha norueguesa. A terceira maior cidade da Noruega se tornou um centro para pesquisas tecnológicas e educação. E por esse motivo, reúne centenas de estudantes.

Meu lar atual se localiza na área universitária. A cidade muito bonita, localizada na costa e cercada por fiordes. A temperatura pode cair vertiginosamente de um dia para o outro. Ontem a media foi de 14 graus e hoje, 4. A chuva cai esporadicamente e o sol pode aparecer de novo logo depois. Por isso, minhas colegas de apartamento me aconselharam a levar sempre uma jaqueta toda vez que sair de casa.

E estranho viver em uma cidade que tem o dobro da idade do meu pais inteiro. A arquitetura e um pouco diferente e algumas ruas no centro são feitas de pedras, como nas nossas cidades mais antigas.

Domingo fomos de bicicleta ate o outro lado da cidade, onde e localizado um tipo de clube entre paredes. O lugar e muito legal, em frente ao oceano, com paredes de vidros e piscinas aquecidas, além de trampolins de alturas variadas pra quem gosta de saltar. Foi um dia memorável.

No ultimo post coloquei o link do site de Trondheim, mas descobri depois que se tratava da versao norueguesa. Agora vai a versao em ingles.

Amo a gente!

P.S. Se eu soubesse que andar de bicicleta era tão pratico, refrescante e gostoso talvez já teria adotado a pratica do Marquinhos e feito dela meu meio de transporte.

Diario de bordo

A longa viagem de trem ate Trondheim esta sendo muito gostosa. Já estamos na estrada há oito horas e meia e ainda temos 4 horas e meia de viagem pela frente.

As paisagens são muito bonitas. Os tons de verde misturados ao amarelo colorem as inúmeras arvores dos campos e montanhas em volta. Embora não estejamos na costa, estamos perto dos fiordes e por isso o mar já tem nos acompanhado há um tempo. O dia ensolarado nos permite ver com muito mais clareza as cores em volta, o céu esta salpicado de nuvens acinzentadas e branquinhas. Tem outro trem passando por nos agora, e incrível o quanto eles passam perto uns dos outros. Que medo.

Também viajamos cercados por montanhas e algumas vezes temos de atravessar algumas delas por meio dos túneis. As arvores floridas exibem cores vivas, como rosa e vermelho.

O café do trem e aconchegante e cheio de tentações. Almoçamos cachorro quente e comemos chocolate de sobremesa. Muito bom.

O vagão, nesse momento em que escrevo esta agitado pela presença de uns rapazes que estão absortos em uma longa conversa. Quando eles falam eu ouço algo do tipo, iclarquivaibequesforiqurifuridemfuritemogoletinliskvanfemjoikurijomois fem, neeeei ikke dem gain gamostruetem.

Estou ansiosa pra começar a distinguir as palavras umas das outras.

As cores do outono são muito bonitas, verde claro, verde escuro, amarelo ouro, alaranjado, amarelo palha. Algumas arvores ainda estão bem verdinhas, outras estão completamente amarelas, e outras tem folhas verdes e amarelas. O chão esta coberto de folhas secas e a temperatura esta abaixando. A previsão pra Trondheim hoje e de 10 C.

As casinhas na estrada são todas de madeira com os telhados em forma de acento circunflexo, algumas são brancas, outras amarelas, laranjadas, marrons, etc. O sol esta se refletindo no mar e formando cristaizinhos brilhantes de luz na água. Que vontade de nadar! Não posso deixar de mencionar os vastos campos verdinhos e as ovelhinhas branquinhas...

Mas preciso parar de escrever e admirar a paisagem direito, afinal, não venho a Noruega todo ano!

onsdag 23. september 2009

Bem-vindos à América Latina!

Ontem à noite, nós, os latino-americanos, organizamos uma festinha pra mostrar um pouco da nossa cultura. Os meninos fizeram uma decoração super legal e teve até brigadeiro.
Sem palavras pra descrever o quanto me diverti. Não me lembro de ter dançado tanto assim antes. Imaginem 80 pares de olhinhos fixos na minha pessoa tentando dançar como eu. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHA.
Sei que vocês não conseguem imaginar essa cena. Mas a minha sorte é que os meninos do Peru e um dos meninos do Brasil sabem dancar muito bem, então eles fizeram demonstrações mais fiéis da nossa "cultura". Detalhe que no começo da festa eu dei as boas-vindas em português enquanto um dos meninos ia traduzindo o que eu ia falando, me senti uma diva, até porque pude me produzir um pouco pela primeira vez desde que cheguei.
A gente deu aula de samba, axé, forró, salsa, funk e rolou até a dança do quadrado. Mas o mais legal foi ver todo mundo dançando. Cada um à sua maneira. No final o calor tava tanto que algumas pessoas foram nadar no mar gelado de madrugada :)

Agora mudando de assunto, depois de amanhã vou de vez pra Trondheim. Se clicarem no nome da cidade poderão acessar um site com informações e fotos do meu futuro lar. Muito legal.

Amo a gente!!!

mandag 21. september 2009

Aprendiz de missionária



O fim de semana em Trondheim foi, no mínimo, inspirador :)

Fomos acampar em um lugar chamado "Montanha de Água". E apesar de ter sido árduo chegar até a cabana com toda a minha bagagem nas costas, definitivamente valeu a pena! Das janelas da sala de estar podíamos ver a bela paisagem lá em baixo salpicada por vários tons de verde e amarelo, pois agora o outono começou. A temperatura estava um pouco mais baixa do que aqui em Mandal (cerca de 10 C), mas é muito gostoso sentir o ventinho gelado quando se tem agasalhos suficientes (e quando eu penso no calor que tá fazendo em Gyn agora, fico muito grata pelo vento gelado do norte).

No início foi aterrorizante estar rodeada apenas por estudantes noruegueses (cadê todos os internacionais do Hald?) e, principalmente, estar rodeada por tantos diálogos em norueguês. Na nossa primeira noite no acampamento eu me senti um peixinho fora d`água e foi difícil evitar a sensação de não ser parte do grupo.

Sábado pela manhã, parte do grupo saiu para uma trilha de 6 km nas montanhas e como eu não sou tão acostumada a exercícios físicos (já havia subido até a cabana em um trajeto de aproximadamente 15 minutos com uma mochila de aproximadamente 6 kg nas costas no dia anterior) achei melhor dar um passo de cada vez e adiar as longas trilhas entre montanhas pra quando a minha resistência física estiver um pouquinho maior. O que foi uma sábia decisão porque eu tive a oportunidade de conversar um pouco mais com algumas pessoas que também ficaram na cabana e de fazer alguns passeios mais curtos com algumas amigas pelos arredores. E acreditem, o lugar é realmente lindo.

Sábado à noite participamos de várias brincadeiras e eu tive um tempo gostoso e divertido. E após o entretenimento aconteceu a melhor coisa do dia: eu e o Matheus tivemos uma pequena reunião de oração juntamente com alguns estudantes que lideram grupos de estudos bíblicos na Laget (ABU) em Trondheim. Eles estão preocupados com o fato de a maioria das pessoas não estar tão interessada em um relacionamento verdadeiro com Deus e umas com as outras e nós discutimos algumas idéias para desafiar os estudantes a aprofundarem esses relacionamentos por meio dos grupos de estudo bíblico. Quando oramos juntos e colocamos as nossas ansiedades diante do Pai foi simplesmente maravilhoso. Eu me senti completamente parte do grupo e a minha fé que o Senhor me trouxe aqui com um propósito ficou ainda maior. Sei que é um enorme desafio ser uma missionária em um continente em que as pessoas estão se afastando cada vez mais de Deus. Mas sou muito grata em saber que sou apenas a mensageira, e que é Ele que opera milagres e transformações.

Também fiquei muito feliz por ter a oportunidade de conhecer alguns dos estudantes de Trondheim antes de ir de mudança pra lá. Meu coração está mais calmo agora quanto ao fato de ter de fazer novos amigos, pois acho que já "reconheci" alguns deles durante o fim de semana.

torsdag 17. september 2009

Fim de semana

Oi pessoas queridas que acompanham esse blog!
Obrigada pelos comentários de todos! Fico muito feliz quando leio cada um deles.E obrigada também aos que lêem e não comentam :)
Amanhã cedinho eu e o Matheus vamos pra Trondheim passar o fim de semana. Ainda não é a nossa ida definitiva, pois, segunda-feira voltaremos para o Hald.
Mas, nesse fim de semana os estudantes da "ABU" de tronhdeim estão organizando um acampamento para os calouros da universidade. Por isso, nos convidaram para participarmos já que iremos trabalhar com os estudantes pelos próximos seis meses.
Enão, amanhã cedinho tomaremos um ônibus e um avião para chegarmos ao nosso futuro lar. Se vocês puderem, orem/rezem pela nossa viagem e pelo primeiro contato com os estudantes. Pra que Deus nos capacite a entende-los e a sermos "funcionais" na nossa comunicacão transcultural (que algumas vezes pode ter muitos ruídos).
Mas, to empolgada e acho que vai ser muuuuuuuito divertido.
É isso, beijos procês!

Amo a gente!


p.s: Ah, gostaria que a senhorita Ana Paula lesse o comentário que a Linda fez no último post sobre a aula de música africana! HAHAHAHAHAHHAHAHA

tirsdag 15. september 2009

Vi takker deg, hellige Gud

Uma vez por semana temos uma programação chamada "Praise and Prayer" (oração e louvor). É um tipo de culto bem informal organizado voluntariamente pelos próprios estudantes. Pra mim, é um dos momentos mais especiais que temos aqui no Hald. E embora cada "Praise and Prayer" tenha tido um formato completamente diferente dos demais, cada vez que participei, tive aquela certeza maravilhosa de que não importa onde eu esteja, ou quão diferentes as pessoas e as culturas sejam umas das outras, sempre que os seres humanos se reúnem para louvar a Deus e glorificar a Cristo, o Espírito Santo promove Comunhão e nos faz nos sentir em casa.

É também um enorme privilégio louvar a Deus junto com pessoas que têm histórias de vida tão diferentes, e, ouvir canções o orações sem entender nenhuma palavra, mas, feliz em saber que Ele é quem nos une.

No "Praise and Prayer" da semana passada eu tive uma pequena participação. Fiz as perguntas do post "Onde está o seu tesouro" como um momento reflexivo. Foi muito bom, eu senti que Deus estava me pedindo para dividir aquilo com as pessoas. E foi por isso também que postei as perguntas no blog. No entanto, no final da reunião a Prem (uma estudante formada do Hald que trabalha aqui neste ano) nos desafiou a sermos mais ousados no serviço ao Senhor e a pararmos de nos preocupar tanto com o que as pessoas vão pensar de nós e a fazermos o nosso melhor pra Deus.

Essas palavras ressoaram em meu coração eu comecei a pensar que já fazia algum tempo que vinha me escondendo e evitando fazer as coisas por medo de que não saíssem perfeitas e aterrorizada pelo que as pessoas poderiam pensar de mim. Vaidade atrás de vaidade...

Então, no "Praise and Prayer" dessa semana lá me fui eu... Tem uma música africana que cantamos nos encontros regionais da ABUB de que gosto muito. A música tem duas frases em um dos dialetos étnicos angolanos e, depois, a tradução em português.

Foi muito legal. Não tivemos acompanhamento no violão porque não deu tempo de ensaiar, mas foi muito bom ver as pessoas tentando cantar! Queria ter gravado pra vocês verem como é bonitinho quando os noruegueses e os estudantes internacionais do Hald tentam falar a nossa língua!

Enfim, foi uma noite de aprendizado e de muita gratidão a Deus pelo amor incondicional e ilimitado Dele por mim que me torna livre para servi-lo apesar das minhas limitações (e cantar é uma delas :P ). Afinal de contas, o lugar mais alto em que eu posso estar é aos pés Dele!

Tupitila

Eci ungende upua
Tupitila Kulamba wa ye
Hu, hu, hu.....(tupitila)
Quando a viagem findar
Vamos chegar na Glória.


P.S: Muito obrigada mãe, Fred e Sheila por terem feito essa música chegar até mim hoje a tarde!

Amo a gente!

fredag 11. september 2009

Frases profundas

"Na Noruega nós sempre comemos quando nos reuninos, comam!"
Åshild (professora predileta)

"Eu sinto medo, mas tento não deixar ele me controlar."
Emily

"Carne congelada é mais barata do que carne fresca."
Eirik - durante aula prática no supermercado

"Eu gosto de sentir dores musculares, pois, elas provam que estou viva e que sinto as coisas. E principalmente, provam que estou vivendo, não apenas vendo a vida passar." Erica


Produtos que podem ser encontrados apenas em lojas de importados:
leite condensado - pela bagatela de 24 coroas ou aproximadamente 8 reais, uma latinha de 397 ml.

"Puro café moído brasileiro" - industrializado na Arábia - pela bagatela de 49 coroas ou 14 reais, um pacote de 455 g.

"Comida saudável na noruega é mais cara, vocês precisam escolher se querem poupar seu dinheiro ou sua saúde." Eirik, na aula pratica no supermercado

"Você precisa decidir se vai gastar diheiro com comida ou com o médico."
Conclusão brilhante do Mateus (SC)

torsdag 10. september 2009

"Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá"

Noruegueses no Hald:
_ De onde você vêm no Brasil?
Erica:
_Goiânia.
Noruegueses:
_Go, o quê?
Erica:
_GO-I-Â-NIA!
Noruegueses:
_E onde fica?
Erica:
_ No meio do mapa, no coração do Brasil.
Noruegueses ficando sem graça (as bochechas ficam rosadas):
_ Ah, sim.
Erica:
_ Mas não é uma cidade grande, nem famosa, como o Rio. Poucas pessoas fora do Brasil já ouviram falar de lá. É normal que vocês não tenham ouvido falar de lá.
Noruegueses aliviados dizem:
_Ahh, sim!

Um mês depois:
Linda diz:
_ Quantos habitantes tem sua cidade?
Erica diz:
_ Eu não sei exatamente, por volta de 1,2 milhões.
Linda diz:
_ O que?????????????? Isso é uma cidade pequena? É quase a metade da população inteira da Noruega! Só precisamos de 200 pessoas pra formarmos uma cidade na Noruega.
Erica está dando trelas.
Linda, com uma voz de terror pergunta:
_ Quantos habitantes tem BH? (ela vai morar em BH)
Erica diz:
_ Meu namorado diz que é por volta de 2.5 milhões.
Linda diz:
_ Mais da metade da população inteira da Noruega!
Erica diz:
_ Daria tudo pra estar com vocês na primeira vez que vocês entrarem em um ônibus lotado em BH!
Linda dando trelas diz:
_ Na minha cidade é muito comum você ser a única pessoa dentro do ônibus.Aí você pode ir conversando com o motorista.
Erica dando trelas pergunta:
_ Vocês conversam uns com os outros na rua?
Linda - agora quase morrendo de rir - diz:
_ Não é muito comum, mas as vezes a gente conversa :)


Hilde, Ester e Kaja perguntam:
_ Como são os biquínis no Brasil?
Erica mostra o próprio biquíni.
Hilde e Kaja começam a gritar:
_ Eu jamais vou usar isso!!!! É muito pequeno!
Hilde mostra o próprio biquíni pra Erica, que diz:
_ Nossa, talvez você deva levar o seu então, mas, prepare-se pra ver apenas senhoras de 50 anos pra cima com modelos parecidos.
Hilde começa a ficar vermelha e Erica diz:
_ Mas você pode usar o que quiser, vai pra um país livre.
Hilde diz:
_ Eu não quero parecer uma vovó, quero usar o que as meninas da minha idade usam! Mas, ao mesmo tempo, sem chance de eu usar algo tão pequeno!
Erica diz:
_ Mas você pode usar os estilos shortinhos, também são muito comuns.
Hilda e Kaja respiram aliviadas.

Parênteses: Hilde vai pra Floripa, Kaja, Linda e Ester vão pra BH.

Estou muito feliz em saber que elas vão pra BH, pois, vão conhecer pessoas maravilhosas (não apenas meu namorado ok? gosto muito mesmo do grupo da ABUBH), o que alivia um pouco do choque inicial que vão ter quando chegarem em um lugar tão diferente e tão cheio de gente! Mas passadas as surpresas e choques iniciais... acho que elas vão se divertir muito nesse nosso país lindo, quente e maravilhoso! Concordam?
:)

... as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá!"

Amo a gente!

tirsdag 8. september 2009

Ieg snakker ikke norsk enda

Fui ao supermercado, e, por mais que isso costume ser algo pra lá de entediante, hoje foi uma verdadeira aventura!

Aqui no Hald temos refeições muito fartas e saborosas, no entanto, elas acontecem apenas três vezes ao dia e, como devem imaginar eu fico com muita fome entre elas...

Pois bem, lá me fui comprar suprimentos pra encher o pandu entre as refeições oficiais. As compras que eu precisava fazer eram básicas, mas eu levei um tempo considerável porque pela primeira vez na vida fiquei ponderando sobre preços. Aí, antes de escolher um biscoito tinha que checar se o preço por kg dele era mais barato do que as outras marcas. HAHAHAHAHAHAH!

Também tive que ter um super auto-controle pra não me esbaldar nos chocolates, porque são tantassssssssssssssss variedades!!!!!!!!!!! Mas, além de não poder engordar (se não fico sem roupas pra vestir), eu não podia torrar todo o meu dinheiro porque daí teria que esperar 15 dias até receber de novo.

No final, saí com uma sacolinha modesta contendo leite, sucrilhos de chocolate (pra relembrar a infância feliz), biscoitos (leve 2, pague 1 \o/ ) e, como ninguém é de ferro, uma barrinha bem pequenina de chocolate (pra experimentar, né:).

O que me desconcertou foi a operadora do caixa me perguntando alguma coisa que eu não entendi em norueguês. Fiquei com cara de tapada sem coragem de dizer que eu ainda não falo a língua dela. Mas... tudo a seu tempo, né?

mandag 7. september 2009

Onde está o seu tesouro?

[Meu momento reflexivo de hoje]

Quem é você?

O que você tem pensado durante a maior parte do seu tempo?

Em que atividade você gasta suas energias?
Por quê?

O que você faz?
Por que você faz?
Para quem você faz?
Se você vivesse em uma ilha cercado apenas por pessoas que ama você faria as mesmas coisas?

Você vive pensando em uma vida Eterna ou em uma vida com fim?


Quem é Jesus pra você?
Ele está vivo em seu coração?
Você é capaz de ouvi-lo?


Qual o seu propósito nessa vida?
Você tem algo pelo qual viver ou vive a correr atrás do vento?


"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Ajuntem tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam. Pois, onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coracão." (Mateus 6:19-21)

søndag 6. september 2009

O que você vai fazer para se aproximar de Cristo e segui-Lo durante esse ano?

Existem duas coisas que são básicas para a minha saúde espiritual: ler a bíblia diariamente, meditando nela e ter um momento a sós com Deus. Esse momento serve para que eu apresente a Ele minhas ansiedades, angústias, frustracões, alegrias, sonhos, agradecimentos e para que eu submeta à minha vontade à vontade Dele. É também um momento para confessar pecados, conscientes ou não, e pedir que Ele me perdoe e me repare. A gratidão também faz parte desse precioso momento, pois quando começo a refletir sobre tantas bençãos e sobre o cuidado Dele, Ele me mostra o quanto seu amor é grande por mim e enche meu coração de paz e esperança. Também fazem parte desse momento a intercessão, o louvor, a adoração a Deus e a sondagem da minha alma.

Sem essas duas coisas (meditação diária nas escrituras e oração) eu fico doente espiritualmente. E aí volto a ser intolerante, a julgar pessoas, a ser egocêntrica e orgulhosa, a perder o foco, a correr atrás do vento, a viver sem propósito e de forma vazia e sem significado. Mas, como ser humano que sou, fui criada para viver em constante e plena comunhão com o Pai, e quando essa Comunhão falta, eu logo me sinto vazia, sozinha, nua, cega, pobre e má.

Quando me dou conta da situação, sinto que há uma distância gigantesca entre Ele e eu. E é nesse momento que Ele intervém graciosamente e me dá um espelho para que eu enxergue o quanto sou fraca e o quanto preciso Dele. Por meio desse espelho Ele me mostra o quanto Ele me ama, apesar dos meus pecados, ao mesmo tempo que alimenta a minha alma sedenta por amor e aceitação.

E quando me sinto amada e aceita por Ele, exatamente como sou, sinto aquela paz que "excede todo entendimento".

torsdag 3. september 2009

This is Norway

P.S: O videozinho abaixo é sobre a Noruega. É muito legal, e apesar de ser em inglês, sem legenda, tem fotos divertidíssimas!

:)

Ontem tive um dia muito especial! Kaja, Mathilde, Ana e Eu fomos visitar uma gentil senhora que nos deu carona no domingo da Igreja pro Hald. Ela tem uma casa muito grande e muito linda e mora sozinha porque os filhos vivem em outra cidade e o marido a abandonou. Mas, ela é muito esperta e inteligente e fala inglês muito bem, apesar de ter 64 anos (não é comum que as pessoas mais velhas na Noruega sejam tão boas no inglês).

A sala de estar da casa dela tem aquelas paredes enormes de vidro e uma sacada da qual se tem uma vista espetacular: a paisagem calma e o mar rodeado pelas belíssimas montanhas. Nessa linda sala de estar comemos um lanchinho delicioso que ela tinha preparado pra nós: pães caseiros, geléia, queijo, presunto, patês, bolo e muito chá.

Depois de uma refeição e muita conversa ela nos levou para o clube de Golfe e nos ensinou a jogar! O lugar era belíssimo, com aquele gramado verdinho e lá embaixo, o mar e as casinhas branquinhas de madeira.

Ela nos contou que saiu de casa quando tinha apenas 16 anos e sabe como é difícil ficar longe das pessoas que amamos. Eu disse que ela era muito gentil em nos convidar pra passarmos o dia com ela e ela me respondeu: "Isso não é gentileza, isso é apenas obediência ao que Cristo mandou que fizéssemos uns pelos outros."

Pra finalizar o dia, ela nos levou á praia e aí foi só alegria... Sentir a areia e a água gelada do mar nos pés, pular, rir, molhar metade da calca jeans.... e finalmente, sentir o coração transbordar de gratidão a Deus pelo amor e cuidado Dele demonstrado em cada detalhe e por meio de cada pessoa que Ele coloca na minha vida!