BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

onsdag 27. januar 2010

Norsk Jul

Sei que já faz um tempinho que o Natal passou, mas eu não posso deixar de registrar no blog as minhas impressões sobre as celebrações natalinas norueguesas. Sei que já deveria ter feito isso há tempos, mas antes tarde do que nunca :)

Eu passei o Natal em uma vila no sul da Noruega chamada Lista. Por ficar ao sul do país, Lista não costuma ter neve em dezembro, por isso eu já estava me preparando para passar um Natal não branco na Noruega. Mas esse ano o Papai Noel me deu um super presente de Natal: neve em Lista antes da hora!

Eu já tinha visto neve caindo antes, mas nunca tinha visto nem tocado tanta neve em toda a minha vida! Foi muito gostoso fazer anjinho, escorregar e até esquiar. Eu não fazia iéia de que brincar na neve fosse tãaao divertido!



Além disso, eu tive o privilégio de passar o Natal com uma família muito querida. Eles moram em uma casinha super aconchegante, têm um jardim que mais parecia um playground cheio de neve e uma vista maravilhosa das janelas da sala de estar.



Foi muito gostoso passar a semana numa casa de família e comemorar o Natal com eles. No dia 24 nós comemos riskgrøtt (mingau de arroz) por volta de três horas da tarde. É uma mistura de um arroz especialmente feito para o mingal cozido com leite. Serve-se acompanhado de manteiga, açúcar e canela. Por volta das cinco horas nós fomos à Igreja. Quando voltamos era hora do jantar. O cardápio era: ribbe (costela de porco deliciosa), batatas, alguns legumes cozidos, kjøttcakke (bolas de carne), salsichas e brønsaus (molho marron). Como sobremesa: riskrem med rød saus (o mingau de arroz misturado com creme e molho vermelho de morango), uma das melhores sobremesas que eu comi na vida!



Depois disso, todos nos sentamos em volta da Árvore de Natal, abarrotada de presentes e o irmão mais velho ficou responsável por retirar os presentes da árvore e entregá-los aos destinatários. Esse momento, apesar de muito tradicional foi recheado de gargalhadas e palhaçadas. Os irmãos trocavam presentes nada amigáveis entre si, além de pegadinhas.

Quando o ritual da entrega de presentes finalmente terminou... mais comida! Dessa vez docinhos e sorvete! Tenho que admitir que os quitutes noruegueses são simplesmente deliciosos, quando paro para pensar no tanto de coisas que vou sentir falta dá até vontade de fazer um curso intensivo de culinária norueguesa para tentar reproduzir essas delícias em casa!



8 kommentarer:

Ana sa...

Nossaaaaa! Por que você não me levou na mala? Que Natal maravilhoso! Engraçado que passei o Natal me abanando de calor e não comi um docinho sequer.. mas foi bom também! Quero neve e doce, traga quando vc vier, tá?
Beijo!

Eirik A jobber sa...

Erica, when you write about Christmas, I start to miss it!! ;) You write really well!! ^^

Anonym sa...

Filha, a Palavra de Deus nos diz que Ele providencia TUDO para aqueles que O buscam verdadeiramente!!!
Bjs

Que Ele te abençõe ricamente com toda sorte de bênçãos sempreeeeeeeee.

Fred sa...

Lindona, super apoio sua ideia de fazer o curso intensivo de guloseimas Norueguesas. Investe nisso mesmo. É muito importante!!!

Beijinhos e abraço bem apertado.

Mônica sa...

DE-LÍ-CIA!

E mais uma coisa: além do Papai Noel, quem providenciou essa neve inesperada, foi você, foi eu, fomos todos nós de tanto degradar o meio ambiente, poluir o ar e, assim, dar mais espaço ao desiquilíbrio do planeta! :)

Erica Neves sa...

Det er rikting, Moniquita! Ikke saa bra :(

Mônica sa...

Oi?

Portuguese, please! :P
Hahahaha!

*google tradutor*
.
.
.

Pois é... =/

Anonym sa...

Erica não sei se você irá ler esse comentário devido ao tempo que você colocou essa postagem mas quero alerta-la que uma de suas fotos aqui contidada ( a que vc está na neve) está sendo usada por uma pessoa para ganhar premios como se a imagem fosse dela. Caso queira segue o link http://www.facebook.com/mrvengenharia/app_408354502508261

Clique em ver mais fotos e faça uma busca pelo nome Angela.

O nome completo dessa pessoa é Angela Scorza e tem o costume de pegar imagens alheias para ganhar premios em cima delas. Você deveria entrar em contato com a empresa para alerta-los e pedir que retirem a sua imagem desse concurso que VALE UM APARTAMENTO COMO PREMIAÇÃO http://www.facebook.com/mrvengenharia