BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

fredag 12. februar 2010

Fastelavn


Existem alguns paralelos entre o carnaval brasileiro e a tradição norueguesa chamada "fastelavn". Essa festa norueguesa tem a mesma origem que o carnaval, porém, como em muitos países protestantes, foi extinguida após a Reforma Luterana, em 1537. Todavia, a tradição permaneceu como uma festa popular para festejar a chegada da primavera e de um novo ano de trabalho. A palavra "fastelavn" vem do Alemão "fastenabend", que significa a noite antes do longo jejum. As pessoas se reuniam para comer bem, antes dos 40 dias de muito jejum que antecediam o primeiro dia da Páscoa. Inicialmente a palavra designava a noite antes do primeiro dia de jejum, que é a quarta-feira, ou quarta-feira de cinzas; porém, as pessoas queriam ter vários dias para se despedirem da carne e da festa, antes do sacrifício. As festividades foram então estendidas até o domingo. Por isso, às segundas, muitos tinham folga para poderem se recuperar depois da festa, e a terça-feira recebeu o nome de "feitetirsdag", ou "terça gorda". O objetivo era comer o quanto pudessem e se abastecerem de carne e gordura o máximo possível antes dos dias de jejum, que durariam até a época da Páscoa. A "terça gorda" ainda é celebrada em muitos lugares da Noruega.

Hoje em dia, o "fastelavn" é festejado principalmente nos jardins de infância. Quando fui trabalhar no meu querido jardim hoje me deparei com pequenos tigres, leões, joaninhas, minies, crocodilos, super-homem, batmans, policiais, enfermeiras, bonecas e até um urso! As crianças estavam muito graciosas em suas fantasias de "carnaval" e tiveram uma manhhã recheada de brincadeiras, canções e cachorro-quente! Saa koselig :)

(fonte: www.noruega.com.br)

1 kommentarer:

Flávio Américo de Carvalho sa...

Texto bastante informativo. Gostei. Eu sabia da tradição da terça gorda, mas n sabia como estava nos países de tradição reformada.muito bom!